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O que é UNIFIED COMMUNICATION (UC) - Teledata Brasil

O que é UNIFIED COMMUNICATION (UC)


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O que é UNIFIED COMMUNICATION (UC)

A comunicação unificada (UC) é uma estrutura para integrar várias ferramentas de comunicação assíncrona e em tempo real, com o objetivo de melhorar a comunicação, colaboração e produtividade nos negócios. Comunicações unificadas não representam uma tecnologia singular; em vez disso, descreve um sistema interconectado de dispositivos e aplicativos de comunicação empresarial que podem ser usados em conjunto ou sucessivamente.

Algumas ferramentas de comunicação empresarial – como telefonia IP (Internet Protocol) e videoconferência – facilitam a comunicação em tempo real, também chamada de comunicação síncrona. Outras ferramentas de comunicação empresarial, como e-mail, facilitam a comunicação assíncrona.

Cada vez mais, as ferramentas de colaboração em equipe surgirem para oferecer fluxos de trabalho centrados em mensagens e comunicação quase em tempo real. Essas ferramentas também oferecem recursos de voz e vídeo, integrações de API e, por fim, os serviços de mensagens instantâneas, fornecendo recursos UC mais robustos.

O objetivo das comunicações unificadas é integrar o software que suporta comunicação síncrona e assíncrona para que o usuário final tenha fácil acesso a todas as ferramentas de qualquer dispositivo em uso.

Como funciona UNIFIED COMMUNICATION?

Um ambiente de comunicações unificado é normalmente suportado por um ou mais sistemas back-end, geralmente chamados de plataformas UC, que facilitam a integração entre os serviços, bem como os clientes front-end que fornecem acesso. Por exemplo, um sistema de conferência via Web usaria um sistema de conferência de áudio – que, por sua vez, seria construído em uma plataforma de telefonia IP subjacente – e um cliente de mensagem unificada permitiria uma funcionalidade de “clique aqui para um bate papo” ou “iniciar uma videoconferência”

A Unified Communication também suporta usuários que mudam de um modo de comunicação para outro na mesma sessão. Por exemplo, um usuário pode começar a se comunicar via e-mail, mas decide trocar a interação para comunicação em tempo real, fazendo a transição da sessão para uma chamada de voz com apenas um clique e depois para uma videoconferência com outro clique sem qualquer interrupção.

Os sistemas de comunicações unificadas e seus componentes podem ser implantados no local, em uma nuvem pública ou privada ou em uma combinação dos três.

Tipos de tecnologias e recursos de UC

Os componentes voltados ao usuário da UC incluem as seguintes tecnologias:

  • Ferramentas baseadas em texto, como e-mail, mensagens de texto e bate-papo
  • Aplicativos baseados em voz, como telefonia, correio de voz e audioconferência
  • Serviços baseados em vídeo, como videoconferência em desktop, videoconferência baseada em sala e telepresença
  • Plataformas de conferência na Web, espaços de reuniões virtuais e quadros interativos
  • Presença em tempo real
  • Redes sociais corporativas e plataformas de colaboração

No back-end, um sistema de comunicação forte pode incluir o seguinte:

  • Uma plataforma ou servidor de UC único ou multivendor
  • Um PBX tradicional (PBX) baseado em nuvem
  • Dispositivos como telefones, fones de ouvido, câmeras e microfones, que também são ferramentas voltadas para o usuário
  • Gateways de comunicação de negócios, como os controladores de borda de sessão (SBCs)
  • Uma unidade de controle multiponto (MCU), ou ponte de vídeo, para videoconferência com três ou mais terminais
 

Comunicações unificadas e ferramentas de colaboração se sobrepõem significativamente. As ferramentas de colaboração geralmente incorporam recursos de comunicação, como bate-papo da equipe, ou integram-se a sistemas UC externos para essas funções. A UC também se sobrepõe ao contact center e às tecnologias – por exemplo, na forma de distribuição automatizada de chamadas (ACD), sistemas de resposta interativa por voz (iVR), bate-papo por vídeo e recursos de mensagens.

Outros tipos de tecnologias de UC incorporam ferramentas de comunicação corporativa nos processos de negócios. Esse conceito, conhecido como processos de negócios habilitados para comunicações, evoluiu para a plataforma de comunicações como um serviço (CPaaS) e o uso de APIs de comunicação. Isso envolve a integração de serviços como presença, bate-papo e telefonia em aplicativos corporativos, por exemplo, permitindo que os usuários iniciem uma chamada de voz diretamente em um aplicativo de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Benefícios das UNIFIED COMMUNICATION

Ao permitir que os usuários se comuniquem e colaborem de maneira mais flexível e intuitiva, a UC é sempre creditada por aumentar a produtividade dos funcionários e melhorar a colaboração. Além disso, tecnologias específicas, como videoconferência, também estão associadas a custos reduzidos de viagens e aumento do ROI.

A UC pode ajudar os funcionários em diversos contextos. Ambientes tradicionais de escritório, por exemplo, acomodam usuários em computadores e equipam funcionários com telefones de mesa ou softphones e videoconferência em desktop. As salas de conferências também são frequentemente equipadas com viva-voz, sistema de exibição compartilhada e videoconferência, que pode ser um serviço de conferência tradicional ou um sistema de telepresença de alto nível .

Os benefícios das comunicações unificadas também se estendem aos funcionários remotos que geralmente trabalham em dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones, e usam recursos de áudio e vídeo e aplicativos nativos do dispositivo.

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