PABX em Nuvem como solução para o trabalho remoto

Para muitas empresas de Contact Center este período de quarentena está sendo crítico para seus atendimentos e para que eles ocorram com qualidade com seus funcionários trabalhando remotamente.

Por esse motivo traremos o conceito de PABX e como este serviço pode ser implementado em nuvem para empresas que necessitam do trabalho remoto.

Mas antes de falarmos de fato sobre o PABX, queremos descrever suas diferenças com outra sigla, o PBX.

PBX x PABX

PBX vem da sigla em inglês Private Branch eXchange, troca de ramais privados, ou seja, trata-se de um sistema telefônico comercial.

Porém, o modelo PBX é antigo e possui a característica de precisar de um operador que faça o trabalho junto ao modelo para que o sistema funcione.

Já o PABX (Private Automatic Branch eXchange) funciona de forma automática, tendo como característica mais marcante a possibilidade de qualquer ramal atender ao sistema central.

O que é PABX em nuvem?

O PABX é capaz de tornar a comunicação de uma empresa mais segura e eficiente, pois é um equipamento que centraliza todas as linhas e ramais da organização.

Com a tecnologia cada dia mais avançada, o serviço de PABX evolui para um sistema em nuvem, que contribui para que o acesso do cliente ao PABX seja facilitado e seguro. Para acessar este serviço na nuvem o usuário precisa utilizá-lo pela internet através de um roteador de alta velocidade.

Esses sistemas telefônicos de PABX em nuvem podem eliminar investimentos em equipamentos e despesas contínuas de manutenção, o que permite às empresas de qualquer porte a possibilidade de ter chamadas internas e externas sem os altos custos, incluindo o gerenciamento de chamadas recebidas e o recurso de desvio de chamadas.

Contact Center no Home Office:

O home office diminui custos para as empresas e proporciona outros benefícios para as organizações e seus colaboradores. Mas, obviamente, também há algumas dificuldades a serem enfrentadas durante a implementação. Principalmente durante essa época de quarentena, pois com a pandemia a decisão de implementar o trabalho remoto teve que ser tomada sem planejamento por muitas empresas, e pode ter comprometido a produtividade e efetividade dos atendimentos.

Para empresas de contact center, que nesse período de quarentena perceberam as grandes vantagens desse sistema de trabalho, por que não pensar em implementar ações que facilitem ainda mais o trabalho dos operadores e da gestão?

Além dos fatores humanos, como cultura organizacional e benefícios que devem ser repensados nesse formato de trabalho, é crucial ao contact center que se pense nas condições de trabalho aos operadores, principalmente do ponto de vista sistêmico. Vamos falar a seguir sobre alguns fatores que podem facilitar a gestão e a vida dos operadores do seu call center:

Espaço e equipamentos físicos:

Computador em bom funcionamento;

Conexão de internet de alta velocidade, para evitar falhas de sinal;

Fone headset;

Espaço para exercer as atividades isolado de ruídos e intervenções de terceiros.

Gerenciamento de trabalho através da nuvem:

A integração das ferramentas de comunicação utilizadas por uma empresa e a inclusão delas na nuvem, pode facilitar a gestão do trabalho remoto e melhorar a produtividade do operador, pois ele encontrará tudo que precisa em uma plataforma. Principalmente para gestores que têm o desafio de gerenciar produtividade e qualidade de atendimento, além de vários outros fatores, todos à distância. O PABX em nuvem, traz a facilidade de gravar ligações e direcionar ligações sem que seja necessário um trabalho maior. Além do PABX a Teledata dispõe de soluções de Workforce Management, que são recomendadas para implementação em contact center, tanto presenciais, quanto em regime de trabalho remoto, é um grande ganho para a gestão.

Direcionamento de chamadas automático:

O PABX em nuvem, possibilita que o operador possa receber chamadas em qualquer lugar, ele também realiza o direcionamento das chamadas aos operadores que estiverem disponíveis automaticamente. Além da vantagem de não possuir limite de ligações.